sábado, 22 de março de 2014

Há algum local melhor para trabalhar que a cidade? Marcel Proust

Porque é que viaja tanto [Olivian]? Os bancos da viatura conduzem-nos com muito mais lentidão onde o seu sonho o levaria bem depressa. Para chegar perto do mar só precisa de fechar os olhos. Deixe aqueles que não possuem senão os olhos do corpo deslocarem-se com o seu séquito e instalarem-se em Pouzzoles ou Nápoles. Pretende, diz-nos,  terminar lá um livro? Há algum local melhor para trabalhar que a cidade? Homem de imaginação, não pode obter prazer senão pelo que espera ou pelo que lamenta, ou seja, no futuro ou no passado.
É por isso, Olivian, que está descontente. [...] É bem infeliz. Ainda não é um homem e já é um homem de letras.
Marcel Proust

Voyager avec Marcel Proust. Mille et un voyages. Textes choisis et présentés par Anne Borrel. Paris. Editions Quinzaine Littéraire, 1994. p. 309.

1 comentário:

  1. De acordo com o que há pouco aprendi (se calhar é do domínio comum, mas eu não sabia), Hemingway, quando estava numa cidade, dizia que o melhor local para fazer reportagens era o bar do hotel onde se hospedava. Assim, evitava deslocar-se aos locais onde as situações se passavam, ficava onde melhor se sentia, ao mesmo tempo que entrevistava as pessoas mais interessantes que lhe podiam dar testemunho dos acontecimentos a reportar.

    ResponderEliminar