sexta-feira, 29 de novembro de 2013

As viagens são uma boa cura para doentes de amor. Ortega y Gasset

Sólo salva al enamorado un choque recibido violentamente de fuera, un tratamiento a que alguien le obligue. Se comprende que la ausencia, los viajes sean una buena cura para enamorados. La lejanía del objeto amado lo desnutre atencionalmente; impide que nuevos elementos de él mantengan vivo el atender. Los viajes, obligando materialmente a salir de sí mismo y resolver mil pequeños problemas, arrancándonos del engaste habitual y apretando contra nosotros mil objetos insólitos, consiguen forzar la consigna maniática y abren poros en la conciencia hermética, por donde entra, con el aire libre, la perspectiva normal.

Ortega y Gasset, Estudios Sobre el Amor. Madrid, Revista de Occidente en Alianza Editorial, 1981, p. 19.

2 comentários:

  1. Prescrever viagens como "cura" para enamorados pressupõe que o enamoramento é uma doença.

    Certas palavras que escolhemos para caracterizar uma situação dizem mais do que pensamos sobre ela do que aquilo que temos consciência.

    Devemos muitas metáforas e palavras da linguagem coloquial à medicina e nem todas muito boas pelo efeito que têm em nós.
    Um exemplo: crise

    ResponderEliminar
  2. LONGE DA VISTA, DENTRO DO CORAÇÃO

    Duas primaveras vira Simão Botelho pelas grades do cárcere. A terceira já enflorava as hortas, e esverdeara as florestas do Candal.
    Era Março de 1807.
    No dia 10 deste mês, recebeu o condenado intimação para sair na primeira embarcação que levantava âncora do Douro para a Índia [...]
    Simão assistiu ao encaixotar da sua bagagem numa quietação terrível, como se ignorasse o seu destino. Quis muitas vezes escrever a derradeira carta à moribunda Teresa, e nem sinal de lágrimas podia já enviar-lhe no papel.
    - Que trevas, meu Deus! - exclamava ele e arrancava a mãos-cheias os cabelos. - Dai-me lágrimas, Senhor! Deixai-me chorar, ou matai-me, que este sofrimento é insuportável!
    Mariana contemplava estarrecida estes e outros lances de loucura, ou os não menos medonhos de letargia.
    - E Teresa! - bradava ele, surgindo subitamente do seu espasmo. - E aquela infeliz menina que eu matei! Não hei-de vê-la mais, nunca mais! Ninguém me levará ao degredo a notícia da sua morte! E, quando eu a chamar para que me veja morrer digno dela, quem te dirá que eu morri, ó mártir?!

    Camilo Castelo Branco, AMOR DE PERDIÇÃO, Porto, Porto Editora, s.d., pp. 225-226.

    ResponderEliminar