quarta-feira, 4 de setembro de 2013

No es más que hablar. Fialho de Almeida

- Se eu tinha viajado em Espanha?
Todo o espanhol é sedentário e bairrista, porém o português quase que o excede... De resto, para um português viajar em Espanha, é percorrer um pouco a sua terra. "Espanhóis, resumiu ela, somos todos nós os peninsulares".
E de repente, voltando-se para mim - se eu era ibérico?
Cuido ter feito um gesto que, imperceptível embora, contudo a minha interpelante colheu, al primer vuelo, medindo nele a patriotice chocada em leituras de Filipa de Vilhena e outros canastrões teatrais arqui-sandeus.
- No se moleste usted. No es más que hablar, contraveio logo com o mais gracioso gesto de acalmia. E foi dizendo:
- Tinha sido o erro de Filipe II, tão grande político, não transferir logo para Lisboa a capital o reino unido. Se assim tem feito, Portugal e Espanha estariam hoje abraçados numa nacionalidade única e pujante, o que evitaria e ambos a decadência funesta que durando vem até ao presente.

Fialho de Almeida, "Coronado", In Aves Migradoras. Lisboa, Clássica Editora, 1921, p. 243-244.

1 comentário:

  1. É bem possível. Que a capital deveria ter sido Lisboa não há mais pequena dúvida. E que, não sendo Lisboa, a escolha não deveria ter sido Madrid, também não. Ter-se-iam evitado muitos problemas. Em tempos, convivi com bascos que sempre se referiam ao "governo de Madrid" como se não fosse seu e com tom muito pouco amistoso.

    ResponderEliminar