quarta-feira, 20 de março de 2013

"Civilizada aventura". Thomas Mann

O escritor Thomas Mann viajou uma dezena de vezes para os Estados Unidos da América, entre 1934 e 1951. Oito dessas travessias foram feitas de barco, duas de avião (a que se poderão acrescentar duas viagens de regresso também de avião, a que correspondem idas de barco).
A primeira viagem teve partida a 19 de Maio de 1934, de Bolonha para Nova Iorque, e regresso a 9 de Maio, de Nova Iorque para Roterdão. Mann tinha então 59 anos e foi acompanhado pela mulher, Katia.
Dessa sua primeira viagem transatlântica, no vapor holandês Volendam, deixou um diário de bordo, publicado com o titulo Viagem Marítima com Dom Quixote, em 1934. A tradução portuguesa é de 2008.

19 de Maio de 34
Pensámos que, para já, nos apetecia tomar um vermute no bar, e é o que estamos a fazer neste momento, na silenciosa expectativa da partida. Retirei da mala de mão este caderno e um dos quatro volumes cor de laranja encadernados em linho do Dom Quixote que me acompanha; quanto ao desfazer das malas restantes, não há qualquer pressa. Afinal temos perante nós nove a dez dias até sairmos na terra dos antípodas; voltará a ser sábado e domingo, como amanhã, e ainda segunda-feira e terça, até que termine esta civilizada aventura - mais depressa não o consegue o pachorrento holandês, cujas tábuas há pouco pisámos.

Thomas Mann, Viagem Marítima com Dom Quixote. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário