quinta-feira, 9 de maio de 2013

A água e a morte. Gaston Bachelard


A Morte é uma viagem e a viagem é uma morte. “Partir é morrer um pouco”. Morrer é verdadeiramente partir, e só se parte bem, corajosamente, nitidamente, quando se segue o fluir da água, a corrente do largo rio. Todos os rios desembocam no Rio dos Mortos. Apenas essa morte é fabulosa. Apenas essa partida é uma aventura.
Se de facto um morto, para o inconsciente, é um ausente, só o navegador da morte é um morto com o qual se pode sonhar indefinidamente. Parece que a sua lembrança tem sempre um porvir... Bem diferente será o morto que habita  a necrópole. Para este, o túmulo é ainda uma morada, uma morada que os vivos vêm piedosamente visitar. Tal morto não está totalmente ausente. E a alma sensível sabe-o muito bem. Somos sete, diz a menina na poesia de Wordsworth, cinco estão em vida, os outros dois estão sempre no cemitério; perto deles, com eles, pode-se ir coser ou fiar.
[...] Assim, o adeus à beira-mar é simultaneamente o mais dilacerante e o mais literário dos adeuses. A sua poesia explora um velho fundo de sonho e de heroísmo. Desperta em nós, sem dúvida, os ecos mais dolorosos. Todo um lado da nossa alma nocturna se explica pelo mito da morte concebida como uma partida sobre a água. Para o sonhador, as inversões entre essa partida e a morte são contínuas. Para alguns sonhadores, a água é o movimento novo que nos convida à viagem jamais feita. Essa partida material rouba-nos a matéria da terra. Por isso, que admirável grandeza tem este verso de Baudelaire, esta imagem súbita que vai ao âmago do nosso mistério:
Ó morte, velho capitão, é tempo! Levantemos a âncora!

Gaston Bachelard, A Água e os Sonhos. Ensaio sobre a Imaginação da Matéria. S. Paulo, Livraria Martins Fontes, 1989, p. 77-78.

3 comentários:

  1. Quase me apetecia dizer que para realidade onírica prefiro Pessoa: ”Deus ao mar o perigo e o abismo deu,/ Mas nele é que espelhou o céu”. Contudo isso não seria justo, nem tão pouco honesto.

    ResponderEliminar
  2. Os egípcios, que tanto sabiam da morte, imaginavam os seus mortos navegando as águas do Nilo, rio sagrado, antes da eternidade.

    No espelho das águas é que narciso contemplou o seu reflexo e se perdeu, morrendo.

    A imagem do barqueiro, a travessia de uma margem para a outra margem de um rio, são elementos simbolicamente associados à suprema viagem que é a morte, que é a vida.

    Nada sabemos de nós mesmos, nem sequer da nossa morte sabemos. No entanto, como diz Heidegger, "o homem é um ser para a morte". Essa consciência é a condição da nossa humanidade, é ela que nos impede de ser apenas, como alertava Pessoa, "cadaver adiado que procria".

    Que verso, o de Baudelaire! Que disposição para seguir viagem!

    ResponderEliminar
  3. Escrevi o primeiro comentário atacada do pudor que sente quem, sendo docente, se reprova por concluir sem a informação necessária para o fazer, embora por já não ter obrigação de transmitir conhecimento, nem de ajudar ninguém a descobri-lo, me possa dar ao luxo de pensar o que quiser, mas enfim… regras são regras!
    Sem tempo para me debruçar, como gostaria sobre Bachelard, pois Aristófanes começa a angustiar-me (veja como os homens torturam as mulheres, este morto e enterrado há tantos séculos, ainda me preocupa), parecia-me, numa ligeira análise, que na poética de Bachelard não havia inquietação, esta não surgira como resposta, mas fora urdida do fim para o princípio, da tese para a hipótese, e não desta para aquela, como sugerem os matemáticos, como que não vivida, mas pensada no fim da vida, de pantufas, no conforto do lar. Mais possuidora da verdade do que questionando-a. Intelectualmente sentia que era desonesto ter pensamento tão arrojado sem ter lido mais da obra. Acontece que casualmente, nas mãos de "alguém", reparo em Dagognet e curiosa quanto à sua opinião, pedi para ver o livro. Atente no que descobri logo na primeira página (possivelmente já conhece… Eu não conhecia.) “ No fim dos seus dias para o pensador imobilizado e solitário, viver era escrever e sobretudo ler. Diante da folha branca, sobre a sua mesa atafulhada, o filósofo realizava o sonho tantas vezes confessado: voltar a ser um estudante, empreender longas viagens, acompanhar a ciência nas suas dificuldades; em suma, o pensamento dinamizava a sua vida e não o inverso.
    Isto não impede que a existência transpareça na obra e lhe comunique uma certa vivacidade. (…) Decerto que a interpretação realista segundo a qual a sua poética constituiria um retorno a este passado não merece sequer exame; mas se o seu onirismo nunca é reminiscência, a Champanha familiar não deixa mesmo assim, de formar o seu horizonte: (…)”
    Está explicado o “não seria justo, nem tão pouco honesto”, mas parece-me que não estava a pensar mal de todo… Lá vou ter de peregrinar à “Letras e Livros” que é a livraria que por aqui consegue “as coisas” (leia-se: livros) mais esquisitos (entenda-se: antigos ou pouco usuais) com maior rapidez, para ler Dagognet depois de Bachelard, porque embora o livro seja pequeno, o que significa que se lê muito depressa, não quero ler Bachelard com a “cabeça feita” mesmo que bem feita.

    ResponderEliminar