sábado, 25 de janeiro de 2014

Cultivar a ética da hospitalidade. Jacques Derrida

O termo "cidade-refúgio" escolhemo-lo, sem duvida, porque ele tem títulos históricos a nosso respeito e a respeito de todo aquele que cultiva a ética da hospitalidade. Cultivar a ética  da hospitalidade - não será esta linguagem, além do mais, tautológica? Apesar de todas as tensões ou contradições que a possam marcar, apesar de todas as perversões que a espreitem, nem sequer temos de cultivar uma ética da hospitalidade. A hospitalidade é a própria cultura e não é uma ética entre outras. Na medida em que ela diz respeito ao estudos, a saber, à morada, à casa própria, ao lugar de residência familiar, assim como ao modo de nela estar, ao modo de se relacionar consigo e com os outros, com os outros como com os seus ou como com estrangeiros, a ética é a hospitalidade, ela é de parte a parte co-extensiva com a experiência da hospitalidade, seja qual for o modo ela seja aberta ou limitada.

Jacques Derrida, Cosmopolitas de Todos os Países, Mais um Esforço! Coimbra, Minerva, 2001, p. 43-44

3 comentários:

  1. Gosto deste modo como Derrida sobe de degrau em degrau argumentativo, desdobrando os silogismos necessários à demonstração final, inesperada de tão verdadeira. E que só então se ergue perante nós em toda a sua realidade: "a ética é a hospitalidade." Sem dúvida. Inspirador.

    ResponderEliminar
  2. HOSPITALIDADE: PURA E SIMPLESMENTE UM LUGAR

    Não tive a sorte, nem de conhecer Rossellini, nem de trabalhar com ele mas, em 1978, conheci outro realizador que estava, por sua vez, muito ligado ao trabalho e ao método de Rossellini: Ermanno Olmi. Estava em Milão a filmar uma cena do seu L'albero degli zoccoli (A árvore dos tamancos)[...] , mas nessa altura já as filmagens estavam a acabar e assim não me foi possível seguir todo o trabalho.
    Foi nesse dia, porém, que começou a minha aventura com Olmi. Uma aventura que ainda hoje continua graças, também, àquele laboratório de Bassano del Grappa - Ipotesi Cinema - que este ano faz uns bons dez anos de actividade.
    Há muita gente que define Ipotesi Cinema como uma escola, mas ali não se frequentam aulas seja de que tipo for e não há professores. É, pura e simplesmente, um lugar. Um nosso ponto de encontro especial, um clube onde se podem discurir ideias, histórias que achamos "urgente" contar. Em Ipotesi CInema quem tem vontade de ouvir, ouve.

    Maurizio Zaccaro, "Ainda bem que temos Olmi, mas como nos faz falta Rossellini!", IN ERMANNO OLMI. UMA EXCÊNTRICA NORMALIDADE, Coord. de Francesco Giarrusso, Guimarães (2012 Capital Europeia da Cultura), Il Sorpasso, 2012, pp. 143-144.

    ResponderEliminar
  3. Questionar o carácter tautológico da linguagem inerente à expressão "cultivar a hospitalidade", afirmar que "a hospitalidade é a própria cultura e não é uma ética entre as outras", para concluir que "a ética é a hospitalidade", como quem sobe uma escada, de degrau em degrau, permitindo-nos assistir ao modo de construção de um pensamento: iluminante, radioso, inspirador.
    É um prazer ler Derrida.

    ResponderEliminar